EDITORA AUTA DE SOUZA LANÇA O LIVRO DIREÇÃO NO CENTRO ESPÍRITA – UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DE DIRIGENTES E TRABALHADORES
A Editora Auta de Souza lança, em 2024, uma obra muito importante para todos os dirigentes e os trabalhadores dos centros espíritas: O livro Direção no Centro Espírita, uma proposta para formação de dirigentes e trabalhadores. O livro contém 14 capítulos e começa dissertando sobre a Direção de Deus, Jesus, Maria de Nazaré, Pedro, Paulo de Tarso e Allan Kardec. Destaca, ainda, como funciona a direção no plano espiritual, ressalta a missão do dirigente, enfatiza a importância do trabalho em equipe e a reforma íntima, aborda sobre a alegria na tarefa da direção espírita e as viagens do dirigente.
Andrea Cristina Fonseca Fernandes, da Diretoria do Centro Espírita Irmão Áureo, Catalão (GO) concedeu uma entrevista ao Jornal Espírita Auta de Souza (JEAS) e detalhou outros pontos do livro.
JEAS: Qual o principal objetivo do livro Direção?
Andrea: O livro objetiva a capacitação de voluntários, trabalhadores e dirigentes, para que se tornem mais conscientes dos seus deveres. Todos estarão mais aptos a acertar na realização das suas atividades, porque os objetivos do estudo no Centro Espírita não é somente a cultura espírita, não é somente a informação, é principalmente a reforma íntima, o progresso espiritual por meio do conhecimento espírita.
JEAS: Como foi o trabalho de elaboração do livro?
Andrea: O livro Direção é fruto de esforços realizados por muitas pessoas, de diversos Centros Espíritas que contribuíram com as pesquisas, com o aprofundamento doutrinário e o detalhamento do conteúdo em torno da temática. A obra trata de assuntos que foram discutidos, amplamente, por uma equipe de dirigentes espíritas, por quase 10 anos, formando, assim, a unidade de princípios em torno do conteúdo.
JEAS: O livro Direção é somente para quem é dirigente no Centro Espírita?
Andrea: O livro Direção não é somente para o presidente da instituição, o futuro presidente ou para melhorar e auxiliar na formação daquele que já está na direção do Centro Espírita. É um livro com conteúdo para todos que se interessam por assuntos relacionados à liderança, à gestão, porque a obra traz vários exemplos santificadores de dirigentes, dos primeiros cristãos e de outros grandes vultos, iniciando pela Direção Divina, como Deus dirige o universo, a Pedagogia Divina, como o Pai dirige a humanidade, e também traz o exemplo da Direção de Jesus, nosso Guia e Modelo.
JEAS: Quais os capítulos do livro que você gostaria de destacar?
Andrea: Todos os capítulos são muito importantes, com diversos conteúdos inspiradores. Gostaria de destacar os dois capítulos sobre a direção de Allan Kardec e os ensinamentos que ele deixou, pois são muito interessantes e enriquecedores para todos que se interessam pela direção do Centro Espírita. O Codificador registrou noções práticas, princípios importantes, sobre a administração da Casa Espírita, como Kardec é. O livro traz estas informações de uma forma bem clara e didática.
JEAS: Quais são os benefícios para o Centro Espírita que estudar o livro Direção?
Andrea: Os benefícios são vários. Além do conhecimento em torno dos temas tratados em cada capítulo, também a reflexão em grupo, entre os trabalhadores, em torno dos assuntos e dos exemplos santificadores, a proposta de reforma íntima. O estudo e as reflexões serão extremamente benéficas e engrandecedoras para cada um dos estudantes, assim como para a instituição, porque ela contará com trabalhadores e dirigentes esclarecidos.
JEAS: O livro Direção vai integrar a grade de estudos do Centro Espírita?
Andrea: Sim. Este livro está no currículo dos estudos do Centro Espírita, fazendo parte do Grau Médio dos Institutos, de acordo com o Programa Concafras. Ele será estudado por todos os trabalhadores do Centro Espírita, depois que esses trabalhadores tiverem concluído o Ciclo Introdutório – 5 semestres de estudos (Livros: Conheça o Espiritismo; Nosso Lar; Passe; Desobsessão por Corrente Magnética e o livro Vibração). Depois desses dois anos e meio, o estudante escolhe uma área de trabalho no Centro Espírita, opta por um dos Institutos (Criança, Jovem, Caridade, Divulgação ou Esclarecimento e Família); ele continua estudando nos cursos que acontecem aos sábados à tarde, e após a conclusão do Grau Básico do Instituto, o aluno chega ao Grau Médio, que é composto pelo estudo de vários assuntos, de várias obras, uma delas será o Direção do Centro Espírita.
JEAS: Que palavras você gostaria de deixar, como incentivo à leitura do livro?
Andrea: Que o conteúdo deste livro nos inspire, para que nos tornemos melhores, para que nós nos sintamos instigados a nos esforçar, ainda mais, para sermos pessoas melhores e trabalhadores mais dedicados na seara do Cristo, compreendendo e praticando a Boa Nova, o Evangelho de Jesus, e assim, servir melhor à humanidade. A leitura e o estudo da obra é uma oportunidade ímpar de auxílio ao nosso progresso moral, para que busquemos, ainda mais, a sintonia com os Bons Espíritos, com Jesus, em todos os campos da nossa vida.
Quer adquirir o livro Direção? Acesse www.editoraautadesouza.com.br