GLOBAL KARDEC ESCOLA DE ESTUDOS ESPÍRITAS AUXILIA NA FORMAÇÃO DE CENTRO ESPÍRITA NA NOVA ZELÂNDIA
Evelin Jerônimo e Márcio Giovanni, um jovem casal gaúcho de Porto Alegre (RS), decide tentar a vida em outro país. Não qualquer país, mas um bem longe, do outro lado do mundo: Nova Zelândia. A cidade escolhida foi a pequena e linda Queenstow. Por ser uma cidade turística, oferecia maiores oportunidades aos imigrantes. O ano era 2008.
Após quatro anos, nasce o primeiro filho do casal, Damian e no ano seguinte, chegou a irmãzinha Lynneth. Os pais de Evelin vieram morar, também, na cidade encantadora, com suas famosas feirinhas ao ar livre e pequenas lojas. Uma cidade calma, com poucos carros circulando, propícia para realizar as tarefas e passeios, caminhando pelas ruas tranquilas.
A chegada deles veio com uma novidade: Miriam Jerônimo, mãe de Evelin, contou para a filha que estava muito interessada na Doutrina Espírita. Tinha lido alguns romances espíritas e contava, entusiasmada, sobre a aprendizagem que tinha adquirido com a leitura. Desde sempre, soube que era médium, mas o assunto era proibido em casa, pelo marido.
Evelin e Márcio eram católicos praticantes quando moravam no Brasil. Ela, catequista da Primeira Eucaristia, ele, coordenava um Grupo de Jovens e tocava na banda musical da Igreja do bairro que moravam, em Porto Alegre. Mas estavam desacreditados pela hipocrisia daqueles que deveriam cuidar do rebanho, e decidiram não mais se envolver com nenhuma religião.
Miriam insistia em falar para filha sobre temas como a Reencarnação, e a filha nada entendia. Miriam, seguindo a orientação de seus mentores, sugeriu fazerem o Culto do Evangelho No Lar. Foi informada que teriam muitas dificuldades nesse processo, mas que não poderiam desistir.
Assim fizeram. Conseguiram os livros: O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos. Reuniam-se uma vez por semana para o culto doméstico, abriam o livro a esmo, para a leitura e a reflexão. O primeiro ano dessa prática foi muito turbulento. O casal brigava muito, Márcio cochilava, o sogro os chamava de satanistas.
Porém, depois de uns seis meses, aproximadamente, o marido de Evelin não mais cochilava e o pai começou a participar. Foi flagrado ouvindo o Evangelho às escondidas, e outras pessoas passaram a frequentar o Culto do Evangelho também. Mas não durou muito tempo, logo não compareciam mais.
Em 2018 nasce a terceira filha do casal, Adalyn. Era hora de mudar de vida, de cidade. Foram morar na cidade de Christchuch, a segunda maior cidade da No Zelândia, cidade praieira, cuja tradução literal é Igreja de Cristo. Lá conheceram outros brasileiros, entre eles Vânia Oliveira e seu marido. Vânia passou a frequentar o Culto do Evangelho no Lar.
Assim perceberam que eles tinham o mesmo objetivo: fundar um Grupo de Estudos Espíritas e futuramente um Centro Espírita naquela cidade acolhedora. Miriam criou uma página no Facebook –Following Jesus– e passaram a divulgar os estudos. Vânia, entrou em contato com Samantha Maciel, que fazia estudos de O Livro dos Espíritos e de O Evangelho Segundo o Espiritismo online em Tauranga, outra cidade perto de Auckland.”
Evelin conta, ainda, que mais apoio chegou, dessa vez, vindo de São Paulo:
“O Centro Espírita de São Paulo, que a Van participava, recomendou que entrássemos em contato com o Edson Amaral, que já havia sido dirigente de casa espírita e que faz parte do Grupo Espírita Aprendizes da Fraternidade e do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa de Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE-ECM). O Edson também entrou para a nossa família espírita e nos ajudou e ajuda muito com dicas e conselhos.”
Evelin faz questão de deixar registrado que “gostaria também de mencionar que a Editora Leal, da Mansão do Caminho, na Bahia, nos doou 198 livros espíritas, a maioria psicografados pelo nosso amado Divaldo Pereira Franco. E eu venho traduzindo alguns livros da Editora Leal, também, o que está sendo maravilhoso, porque sigo aprimorando meus talentos de tradutora e aprendendo mais sobre a Doutrina.”
Por meio de Samantha, o grupo tomou conhecimento que havia um curso preparatório com esse objetivo. Entraram em contato com a Global Kardec Escola de Estudos Espíritas, que destinou uma equipe para ministrar as aulas do Curso Conheça o Espiritismo. Iniciaram os estudos online no dia 12 de fevereiro de 2022. “E tudo caiu como uma luva para nós, porque nosso objetivo principal sempre foi e é abrir uma Casa Espírita aqui na nossa linda cidade no final do mundo. Os neozelandeses estão carentes de espiritualidade e do colinho do nosso Pai celestial que a Doutrina Espírita nos oferece – um dia chegaremos lá!”, afirma Evelin Jeronimo.
O Relatório do Fundo das nações Unidas para a Infância (UNICEF) revela um dado alarmante. A Nova Zelândia tem, disparado, a maior taxa de suicídio de jovens, entre países desenvolvidos. São 15,6 suicídios por 100 mil pessoas – duas vezes maior que a taxa dos Estados Unidos e quase cinco vezes a da Grã-Bretanha, informa o portal G1, em 16/06/2017.
Os incansáveis amigos mergulharam fundo nessa ideia de implantar o Centro Espírita e já estão no último curso do Ciclo Introdutório de estudos espíritas, enfrentado uma diferença de fuso horário de 15 horas. Um desafio também da equipe de trabalho da Global Kardec Internacional. As aulas acontecem toda sexta-feira, às 21 horas no Brasil, enquanto na Nova Zelândia é sábado, meio-dia. As aulas têm uma duração de 1 hora e 30 minutos e segue a mesma carga horária das aulas locais, inclusive com as Aulas Especiais.
Os cursos apresentam uma metodologia específica, iniciando com as reflexões do livro indicado para o Sustentáculo Doutrinário. No Ciclo Introdutório são trabalhados os romances espíritas de Emmanuel, psicografia de Chico Xavier. Os alunos são convidados a ler os capítulos referentes à aula do dia e dele extrair reflexões para o dia a dia, em seguida é o momento da Agenda de Reforma Íntima. Nessa agenda há, diariamente, trechos evangélicos para reflexão, metas mensais e diárias a serem atingidas, além da sugestão de preces. Aos sábados, dia das aulas, é feito o balanço da semana.
O segundo momento do curso é destinado ao conteúdo específico de cada curso. O material de estudo é condensado de modo a facilitar a compreensão daquele capítulo. As aulas são dinâmicas, com estudo em grupo nas salas simultâneas. Os cursos são à distância, por meio da Plataforma Zoom.
Com as orientações ofertadas por Samantha Maciel e pela Global Kardec Escola de Estudos Espíritas, alugaram um espaço para os Estudos Espiritas que acontecem semanalmente, com a adesão de algumas pessoas. A programação se baseia nos seguintes estudos:
Segunda-feira, 20h30 – Evangelho no Lar, em português.
Terça-feira, das 18h30 às 20h – Estudo de O Livro dos Espíritos e O Livro dos Médiuns, em semanas alternadas, também em português.
Evelin resolveu ensinar O Evangelho Segundo o Espiritismo para seus três filhos, que estudam em escolas católicas, desde o final do ano passado. Ela mesma faz a tradução do português para o inglês, uma das línguas oficiais da Nova Zelândia. Uma orientação dos mentores espirituais, para que no futuro eles sejam os divulgadores do Evangelho para os habitantes neozelandeses.
A iniciativa contagiou outros pais. Um deles cedeu o espaço da garagem de sua própria casa para as atividades com os pequenos. As idades variam entre 5 e 11 anos.
Outro apoio recebido vem direto de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul: Claudemir Jerônimo, querido irmão de Miriam, envia livros e faz palestras online para o crescente Following Jesus! Também fez parte, até ano passado, do Curso Corrente Magnética, da Global Kardec Internacional. Além de aprimorar os conhecimentos espíritas, é uma oportunidade de rever os familiares pela telinha do computador. Uma forma de matar a saudade daqueles entes queridos, que agora moram em terras tão distantes…
É valido afirmar que durante esse processo, Evelin enfrentou um câncer invasivo da mama. Mesmo assim, perseverou. Enquanto fazia as sessões de quimioterapia, fez o mestrado em Linguística e Tradução. Uma oportunidade para se distrair da doença e aprimorar o inglês. Confessa:
“Faz 2 anos que me curei do câncer e só o conhecimento da Doutrina mesmo que foi o meu maior consolador e, graças a isso, consegui enfrentar o câncer com bastante resignação e fé. Ah, e acho que entendi bem direitinho sobre reencarnação – faz todo o sentido no mundo – e de que Jesus não era o próprio Deus – isso eu relutei mais em entender – a bobona.”
Assim, o Grupo de Estudos está tomando forma, mediante as instruções repassadas durante as aulas online ofertadas pela Global Kardec, que vence as barreiras do tempo e do espaço para divulgar a Doutrina Espírita, conforme recomenda Jesus: Ide e pregai a Boa Nova!