CASTRO ABRAÇA A CONCAFRAS 2010
“Vale a pena carregar o peso da cruz!”. Com essas palavras, Alessandro Kremer definiu a sensação de presidir a 54a. Concafras-PSE, Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita, na cidade de Castro (PR), que teve a honra de sediar o evento pela primeira vez na Região Sul do país.
Durante a abertura, realizada na noite de sábado (13/2), o presidente da Concafras de Castro (PR), demonstrando imensa alegria por organizar o evento, saudou a todos os participantes que vieram de diversos pontos do país e do mundo.
Em Castro (PR), cerca de 2 mil pessoas participaram da Concafras, representando 98 municípios brasileiros. Este ano, além do Brasil, o evento também recebeu caravaneiros da Argentina, Angola, Bolívia, Colômbia, El Salvador e Honduras, todos envolvidos pelo mesmo espírito de fraternidade.
Tomado pela emoção, em entrevista concedida à reportagem do Jornal Auta de Souza, Alessandro fez questão de resgatar a caminhada percorrida por sua equipe, desde o primeiro contato com a Concafras, em Goiânia (GO), em 1999, culminando com sua realização este ano.
O presidente conta que, em 2001, ajudou a trazer o primeiro Encontro Fraterno Auta de Souza para Castro (PR). Em 2003, durante a Concafras realizada em João Pessoa (PB), surgiu a intenção de trazer o evento para o Paraná, proposta que foi oficializada em 2006, na edição de Campo Grande (MS).
Organização prévia
Desde então, muito se fez para tornar possível a realização da Concafras em Castro (PR). Metodologias de trabalho e cursos foram implantados na instituição organizadora do evento, “Centro Espírita Jesus Perante a Cristandade”; rotas de divulgação foram criadas; postos de assistência também foram implantados; e, dentre outras ações, foram realizadas reuniões semanais de planejamento, o que serviu para fortalecer e unir o grupo local, composto por cerca de 100 trabalhadores.
Alessandro ainda destaca a receptividade da população de Castro, em grande parte motivada pelo respaldo e pela credibilidade da instituição espírita que sedia o evento, a qual se dedica há mais de 70 anos à prática do bem.
Em geral, a Comissão Organizadora da 54a. Concafras-PSE agradece a toda população local pela boa acolhida dada aos participantes. E em particular, sensibilizada com o essencial apoio concedido ao Encontro, externam agradecimentos especiais à Comunidade Católica, à Câmara Municipal, ao empresariado e à família maçônica de Castro; à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná; ao Exército Brasileiro e ao município de Tibagi (PR), sem os quais a 54a. Concafras, certamente, não obteria tamanho êxito.
Da Redação – Jornal Auta de Souza