A ESCOLA ESPÍRITA BOM SAMARITANO INFANTIL VALORIZA A ATUAÇÃO DA CRIANÇA

A ESCOLA ESPÍRITA BOM SAMARITANO INFANTIL VALORIZA A ATUAÇÃO DA CRIANÇA

Na edição comemorativa da Concafras 50 anos, o lançamento da obra CONCAFRAS-PSE 50 ANOS, da Editora Auta de Souza, no seu capítulo 7, destacou que “a participação da criança de forma ativa na Concafras-PSE e nos Encontros Fraternos Auta de Souza, realizando atividades condizentes com sua capacidade física, emocional, intelectual e espiritual […], deu-se “quando da organização e realização da 29ª CONCAFRAS-PSE.”

Assim, a partir de 1985 a Concafras prioriza a participação efetiva da criança no evento, preparando uma programação específica para os caravaneiros infantis de todas as idades, desde o berçário até 11 anos e 11 meses. Em 2015 ela deu destaque, no Tema Especial, com a Escola Espírita Bom Samaritano Infantil.

A Escola Espírita Bom Samaritano Infantil visa a formação de trabalhadores voluntários, de 7 a 11 anos, para atuação nas atividades do Centro Espírita e Postos de Assistência Espírita. A Escola é um núcleo de trabalho do Instituto da Criança na Casa Espírita.

Nailza de Pádua, evangelizadora do Centro Espírita Fraternidade Jerônimo Candinho (Sobradinho – DF), atua há 20 anos na formação dos Bons Samaritanos e falou ao Jornal Espírita Auta de Souza sobre essa tarefa.

Explicou que os principais objetivos da Escola Bom Samaritano Infantil são: formar evangelizadores desde a infância; incentivar na criança a tarefa nobre de evangelizar outras crianças; estimular na criança o gosto pelo estudo do Espiritismo, bem como a aplicação de seus ensinos na sua vida diária e motivar a participação da criança em eventos espíritas, dentro e fora da Casa Espírita.

O requisito para integrar a Escola Espírita Bom Samaritano Infantil, além de ter idade de 7 a 11 anos, a criança precisa estar matriculada e frequentando a Escola de Evangelização Espírita Infantil por pelo menos um ano, com aprovação.

Ao completar doze anos a criança pode ser encaminhada para continuar sua formação na Escola Espírita Bom Samaritano Jovem ou integrar a equipe de evangelizadores infantis, com a qual se reunirá para planejar determinado momento da aula da Escola de Evangelização Espírita Infantil, sendo observado o horário de funcionamento da Mocidade Espírita.

A evangelizadora relatou também que o Currículo da Escola Espírita Bom Samaritano Infantil é estruturado em 4 cursos anuais. Cada curso é dividido em 2 módulos semestrais com doze aulas teóricas cada um, totalizando 24 aulas teóricas, 1 aula inaugural e 1 de encerramento. As aulas teóricas têm a duração de 50 minutos cada uma.

Na formação dos Bons Samaritanos são utilizados os livros: Bom Samaritano Infantil (para o evangelizador); Bom Samaritano Infantil – Na Escola de Evangelização Espírita Infantil (para a criança), Planos de curso, de unidades e de aulas; Manuais de aplicação das aulas, contendo ilustrações e exercícios, da Editora Auta de Souza; Escuta, meu filho, da Editora IDE e Mensagem do Pequeno Morto, da Editora FEB.

Além das aulas teóricas, os Bons Samaritanos também realizam as práticas (momento do estágio), que fazem parte da formação deles: Campanha de Fraternidade Auta de Souza; Campanha de Esclarecimento Chico Xavier; atividades na Secretaria do Centro Espírita; Posto de Higiene; Sopa Fraterna; Brincando com Jesus; Laborterapia da Evangelização Infantil; atua como evangelizador auxiliar ou titular do Nível II da Escola de Evangelização Espírita Infantil, dentre outras.

Algumas crianças, alunas da Escola Espírita Bom Samaritano Infantil falaram ao Jornal Espírita Auta de Souza. Frederico Sant’Ana Langunno, 11 anos, do Centro Espírita Irmão Áureo (Goiânia – GO) disse que iniciou o curso com 6 anos, em 2019 e o que ele mais gosta na Escola é ajudar os outros e fazer o bem. Ele já participou de 10 Concafras e ao se apresentar no evento, pela primeira vez, se sentiu um pouco nervoso, mas deu tudo certo.

Os gêmeos Petrus Cunha Bernardes e Ian Carvalho Romão, 8 anos, do Centro Espírita Deus, Cristo e Caridade, de Barra do Garças-MT, também são integrantes da Escola Bom Samaritano. Os dois iniciaram na Escola aos 7 anos. Petrus relatou que gosta muito de ser Bom Samaritano porque ele aprende sobre a caridade e a conviver com outras criancinhas menores que ele e também aprende a dar aulas para elas, além de entender melhor o Espiritismo. Ian disse que tem aprendido muito como Bom Samaritano e o que ele mais gosta é estudar como dar aulas para outras crianças.

 Aquiles de Figueiredo Viana, 10 anos, da Associação Espírita Maria Dolores, de Porto Seguro-BA, começou como Bom Samaritano aos 7 anos e disse que adora a Escola Bom Samaritano, principalmente quando faz apresentações nas Concafras, que ele participa todo ano no Brasil, desde que nasceu, e já esteve presente em três Concafras Mundiais: Honduras, Portugal e Angola.

Myllena Eduarda da Silva, 10 anos, está na Escola Bom Samaritano Infantil desde os 6 anos, no Centro Espírita Irmão Áureo, e disse que o maior aprendizado dela, no curso, foi a vida de Maria, de José e de Jesus com os discípulos. Ela disse que já participou de 4 Concafras e que se sentiu agradecida pela oportunidade de se apresentar no evento, juntamente com outros Bons Samaritanos.

“A Escola Espírita Bom Samaritano Infantil é um núcleo de trabalho que não pode faltar na Casa Espírita que deseja formar colaboradores comprometidos e dedicados ao trabalho prático e de divulgação da Doutrina Espírita”, concluiu Nailza.

“Cuidemos da criança, como quem acende claridades no futuro. Compareçamos, em companhia delas, à presença espiritual de Cristo e teremos renovado o sentido da existência terrestre, colaborando para que surjam as alegrias do mundo num dia melhor.” Emmanuel (Espíritos Diversos, Coletâneas do além, Psicografia Chico Xavier).

Para saber mais, acesse:

www.ocentroespirita.com e

www.editoraautadesouza.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *