SAÚDE E ESPIRITUALIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA

SAÚDE E ESPIRITUALIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA

O desafio, independente de pandemia, é compreender que a preservação da saúde do corpo depende da saúde da alma, do Espírito eterno, conforme nos instrui o Espírito Joaquim Murtinho, no livro Falando à Terra, cap. 23, psicografia de Chico Xavier: “Se o homem compreendesse que a saúde do corpo é reflexo da harmonia espiritual, e se pudesse abranger a complexidade dos fenômenos íntimos que o aguardam além da morte, certo se consagraria à vida simples, com o trabalho ativo e a fraternidade legítima por normas de verdadeira felicidade.”

Joaquim Murtinho, na mesma mensagem, reforça o ensino, dizendo: “Assim também, cresce o número das enfermidades à proporção que se nos multiplicam os desacertos, e, exacerbadas as doenças, tornam-se cada vez mais difíceis e complicados os processos de tratamento, levando milhões de criaturas a se algemarem a preocupações e atividades que adiam, indefinidamente, a verdadeira obra de educação que o mundo necessita.”

Assim, o momento atual nos convida a uma profunda reflexão no que diz respeito às experiências transformadoras de vidas e de condutas, no contexto dos nossos relacionamentos sociais e familiares, pois, precisamos de, uma forma ou de outra, buscar alternativas para dar continuidade às rotinas naturais de nossas vidas. 

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) trouxe ao Mundo intensas transformações. Milhares de pessoas foram impactadas com as mudanças que tiveram que fazer em suas vidas, e a maior preocupação de todos é a própria saúde, ou seja, todos querem que o vírus passe longe…

Pesquisas realizadas, mostram estudos que identificaram alteração comportamental do ser humano ao vivenciar estágio de temor, pressão e consequentemente isolamento social, e apontam que os indivíduos que enfrentam tais circunstâncias são suscetíveis de apresentarem transtornos de saúde, pelo simples fato de se sentirem impedidos de se relacionarem livremente, de desenvolverem suas atividades de forma natural. Tudo isso, poderá trazer fortes mudanças na vida das pessoas, alterando seu estado mental, trazendo como resultado, uma sobrecarga de estresse e ansiedade, que pode levar a uma crise de depressão.

Nesse estágio de sofrimento coletivo, milhares de pessoas buscaram uma aproximação maior com Deus, com a espiritualidade, com a religiosidade, com a família, com a fé, fortalecendo laços antes esquecidos. Especialistas afirmam que a fé é instrumento de fundamental importância para as pessoas se sentirem acolhidas, protegidas e seguras para vencerem as dificuldades que a vida lhes impõe.

O Espírito Dr. Bezerra de Menezes, por meio da mediunidade psicofônica de Divaldo Pereira Franco, no dia 15/03/2020, encerramento da 22ª Conferência Estadual Espírita, em São José dos Pinhais (PR),  reforça a importância da fé e alerta quanto às preocupações excessivas pelas conturbações do momento atual: “Não vos preocupeis demasiadamente com a presença pandêmica do vírus, cujo momento será mais tarde entendido nas suas razões, nas suas origens e no porquê chegou-nos agora, provocando pânico e dor. Vós, que conheceis Jesus, mantende o respeito às leis, buscando a precaução recomendada pelas autoridades sanitárias, mas não oculteis a mão socorrista aos padecentes, não negueis a palavra libertadora aos que se preparam para enfrentar a Imortalidade. […]. Buscai a pureza íntima e, sobretudo, alimentai-vos da fé dinâmica, corajosa e gentil, amando a todos, evitando as paixões que dividem e as experiências que desunem. Hoje quiçá, mais do que nunca, Jesus precisa de vossas mãos, falar pelos vossos lábios, sentir o calor da vossa compaixão e a misericórdia dos vossos sentimentos.”A pandemia, vivida hoje por pessoas de todo o Planeta, não trouxe tão somente sofrimentos para a Humanidade, ela também está ensinando algo muito mais importante: conseguiu abrir os nossos olhos e os nossos corações para o outro, auxiliou-nos a extirpar um pouco mais o egoísmo, essa chaga avassaladora que destrói o homem, para renascer um sentimento mais doce, o da solidariedade, da compaixão, sentimentos que nos aproximam do amor ensinado por Jesus. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *