Filme ‘Nosso lar’ leva às telas famoso livro de Chico Xavier
É ano de Chico Xavier no cinema brasileiro. Além da cinebiografia do médium dirigida por Daniel Filho (em cartaz atualmente no país), os brasileiros assistirão em setembro a “Nosso lar” – adaptação do livro de mesmo nome psicografado por Xavier em 1944 que deve estrear no país em 3 de setembro.
Maior clássico da literatura espírita nacional, o romance (que acabou virando série) é contado sob o ponto de vista do espírito André Luiz, que, como um repórter, transmite suas impressões sobre o mundo espiritual pós-vida para Xavier.
Dirigido por Wagner de Assis (“A cartomante”), o filme “Nosso lar” é rico em efeitos especiais e conta com Renato Prieto, Othon Bastos, Ana Rosa, Werner Schunemann, Lu Grimaldi, Nicola Siri, Chica Xavier e Paulo Goulart – que também participa do longa de Daniel Filho. A trama se passa em uma cidade espiritual, construída para as filmagens do longa.
Equipe experiente
Segundo a produtora do filme, Iafa Britz, o maior desafio foi a construção da cidade espiritual. “Durante meses, nossa diretora de arte e um grupo de arquitetos se debruçaram sobre esse projeto, que é verdadeiramente arquitetônico. Depois, tudo foi recriado pelo pessoal dos efeitos especiais.”
Para a fotografia e os efeitos especiais foram convocados profissionais internacionais, incluindo o diretor de fotografia Ueli Steiger (de “10.000 A.C”, e “O dia depois de amanhã”) e o supervisor de efeitos especiais Geoff D. E. Scott.
Sobre o médium
Nascido em 1910 no município de Pedro Leopoldo (MG) e morto em 2002 em Uberaba (MG), Xavier publicou mais de 400 livros em vida, todos eles, afirmava, psicografados através de conversas com espíritos. Estima-se que mais de 20 milhões de exemplares de sua obra já foram vendidos.